Guarda Municipal

Prefeitura deve cumprir decisão judicial sobre compra de equipamentos

A prefeitura de Santa Maria decidiu qual encaminhamento dará para cumprir a decisão da 1ª Vara Especializada em Fazenda Pública, que determinou que a prefeitura providenciasse, em até 30 dias, o fornecimento de uniformes e equipamentos para a Guarda Municipal de Santa Maria.

A Secretaria de Mobilidade Urbana está planejando publicar, no final do mês, um edital de licitação, na modalidade de pregão presencial, para a compra de uniformes e de materiais como capas de chuva, coletes, bonés, botas, luvas, apitos, algemas e sprays, entre outros.

Todos eles eram previstos no decreto municipal que regra o funcionamento da guarda, mas não haviam sido fornecidos pela prefeitura. Por conta disso, a Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria (AGMSM) procurou a Justiça em junho deste ano, após alegar que não tinha condições de trabalho por falta de equipamentos, o que colocaria em risco a segurança dos agentes.

Para fazer a compra, a prefeitura gastará cerca de R$ 476,8 mil. Em um primeiro momento, o investimento será da metade desse valor e, depois, dentro do prazo de um ano (pelo qual é válido o pregão), o restante.

Se a prefeitura não cumprir a determinação da Justiça, só poderá empregar os 163 servidores da Guarda Municipal em atividades burocráticas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulher cai no golpe do bilhete e recebe meia com papel higiênico como prêmio em Santa Maria

Próximo

Jovem é assaltada na área central de Santa Maria

Polícia/Segurança